Regressão: O que é, História, Como Funciona, a quem se destina

Regressão

Regressão

Regressão, é um tipo de tratamento bastante discutido, portanto é possível que você já tenha ouvido falar sobre ela. A verdade é que poucas pessoas sabem como essa técnica realmente funciona e qual a sua real utilidade.

Por esse motivo este trabalho foi desenvolvido. Para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas a respeito deste tema. A ideia é que você não deixe passar nenhum recurso que lhe possa acrescentar auto-conhecimento, qualidade de vida e saúde mental.

  • Você vive com uma mágoa muito antiga que não sabe de onde vem?
  • Convive com um medo que não que sabe que é ilógico?
  • Carrega um trauma bastante prejudicial?
  • Tem dificuldades em compreender as próprias emoções?

Se a sua resposta foi sim, para pelo menos uma dessas perguntas? Você deve se considerar um dos interessados pelo processo de Regressão. É bem possível que já tenha ouvido falar muitas coisas suspeitas a respeito deste tipo de terapia. Mas para compreender melhor deve chegar até ao fim deste texto.

Muitas pessoas já foram e são beneficiadas por esta técnica. Uma maior compreensão do passado pode ser vital para que se alcance a cura no presente. O objectivo não é que você se prenda ao passado e nem mesmo super valorizar as suas experiências antigas.

A questão é que somos seres completos, formados através de uma história. Todas as nossas experiências estão alojadas dentro de nós, seja consciente ou inconscientemente. Cada uma delas deve receber a devida atenção, em especial aquelas que nos têm causado prejuízos.

Compreenda melhor este tipo de terapia, conheça a sua história, saiba como ela é capaz de ajudar e descubra se ela pode ser útil para você. Não tenha dúvidas, este tratamento funciona e já foi usado em diversos casos de sucesso, você pode ser mais um deles.

O que é Regressão?

Regressão é uma técnica que contribui para a resolução de traumas, medos, fobias, ansiedade, ou, para resolver certas emoções que têm provocado um mau-estar de maneira geral.

É um procedimento de cura avançada que usa hipnose para ir à origem dos problemas. Um tipo de recordação de acontecimentos passados que levaram a emoções, ou pensamentos prejudiciais para a pessoa.

Morris Netherton, define a “Terapia de Vidas Passadas” como “uma técnica psicológica de abordagem do inconsciente, relacionada a traumas, problemas psicossomáticos, comportamentos emocionais e mentais das fases mais precoces da vida, incluindo a concepção, a vida intra uterina, o nascimento, a infância, as mortes anteriores à actual vida e outras vidas”. Esta é o conceito publicado em seu livro “Vida Passada, uma abordagem psicoterápica”.

Por vezes, são as feridas emocionais não cicatrizadas que desencadeiam determinados sintomas patológicos. Estas feridas, podem ter origem na idade adulta, adolescência, infância, ou no período em que se encontrava no ventre da mãe.

Dentro da regressão, é possível encontrar novas formas de resolver o problema, integrando todas as partes de si mesmo e promovendo a cura que tanto almeja. De um modo geral, a compreensão do passado leva a um melhor entendimento a respeito do presente.

O inconsciente é uma parte da sua mente que não lhe fornece informações, ou seja, são dados aos quais naturalmente não temos acesso. No inconsciente, residem todas as memórias traumáticas que ajudam as pessoas a resolverem as suas dificuldades.

Através desta técnica os terapeutas também o ajudam a criar um sentido para a vida, no caso de indivíduos que ainda se sintam perdidos.

Os profissionais que desenvolvem a regressão, estão pautados por uma ética que visa a melhoria do paciente, a qualidade de vida, o auto-conhecimento e não uma simples satisfação de curiosidades humanas.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

História da Regressão

Para que se entenda melhor os fundamentos da regressão e que seja testificada a sua eficiência, será apresentada agora a história do desenvolvimento desta técnica.

Tudo começou em 1967 quando o doutor em Psicologia Morris Netherton publicou sobre a “Terapia de Vidas Passadas”. Netherton desenvolveu a ideia da Hipnose Activa, com o objectivo de provocar uma alteração da consciência do indivíduo, de forma que ele se tornasse capaz de regredir através de suas experiências passadas.

O cientista começou as suas pesquisas por questões pessoais. Durante muitos anos Morris sofreu com um pesadelo recorrente, o qual ele não sabia explicar. As terapias existentes até então não serviam para o seu caso, por isso começou a procurar por novas possibilidades.

Durante as pesquisas foi descoberta a possibilidade de se alcançar um reservatório de memórias escondidas, como uma porção inconsciente do cérebro. Uma área que não acedemos voluntariamente.

De acordo com a Teoria de Vidas Passadas, através da técnica é possível não apenas alcançarmos este lugar, mas promovermos a catarse, ou seja, a libertação dos traumas ali armazenados.

Morris Netherton, Hans Tendam, Roger Woolger e Edith Fiore são os principais nomes por trás da regressão.

Outro nome importantíssimo que não pode ficar de fora, é do psiquiatra e escritor norte americano Brian L. Weiss. A sua jornada neste meio começou em 1980, através das experiências vividas por uma paciente durante uma sessão de hipnose.

Desde então, o médico que dizia não acreditar neste tipo de técnica, passou a defender o tratamento e a cura de diversas doenças. Tais como: traumas, fobias, problemas psicossomáticos, distúrbios sexuais e até mesmo questões envolvendo relacionamentos familiares e conjugais.

Weiss defende que o objectivo da regressão, não é alterar aquilo que está fora de seu tempo, mas compreender e discernir melhor aquilo que se sente no presente.

Pressupostos Teóricos

Desde há quanto tempo o ser humano reflectiu e especulou a respeito da reencarnação? Não tenha dúvidas, estamos a falar de milhares de anos atrás. A questão da vida após a morte é algo que intrigou a humanidade ao longo de toda a sua história. A possibilidade de fazer uma regressão ao passado, ainda choca muitas pessoas actualmente.

Com o surgimento da psicologia, novas pesquisas foram realizadas e possíveis consequências de uma consciência dentro do ventre da mãe ou de vidas anteriores foram identificadas em alguns indivíduos.

Ao longo dos anos, muitos terapeutas vivenciaram ou mesmo testemunharam a experiência de haver uma consciência anterior. Por esse motivo houve um grande enfoque neste tipo de técnica, como foi o caso dos cientistas que você conheceu anteriormente.

As pesquisas tinham por fim compreender essas experiências, testificar sua veracidade, saber como elas podem ser provocadas e principalmente compreender de que forma elas podem afectar o tempo presente.

Foi então que começaram a ser estudados vários casos de indivíduos que contavam ter conseguido relembrar momentos da sua história e perceber que tais acontecimentos tinham ainda influência nas suas vidas. Muitas dessas pessoas antes de fazer a regressão não se lembravam, de terem vivenciado tais fatos.

Através dos exemplos dessas pessoas foi detectada a possibilidade de se tratar conflitos emocionais através do retorno ao passado.

Os psicólogos começaram a notar que tornando conscientes essas memórias novamente, dentro de um contexto psicoterapeutico, era possível libertar os seus pacientes de significativos traumas antigos.

A ideia era transformar a saúde mental desses indivíduos através da libertação de uma carga emocional prejudicial já depositada há muitos anos.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Nascimento da Regressão

Passou então a se desenvolver-se a Regressão, um tipo de terapia baseada na recordação e na resignação de marcas do passado que, possivelmente, estão gerando prejuízos no agora. Através deste processo encontra-se a cura para diversos transtornos comportamentais e emocionais.

É importante ressalvar que esta técnica pode ser útil e pode funcionar muito bem, desde que seja praticada num contexto psicoterapeutico e para as patologias ou para os problemas que funcionam com esta técnica. Determinadas pessoas com certas patologias não se podem submeter a esta técnica nem a sessões de Hipnose.

Por muito que se fale e que se estudem vidas passadas, enquanto Psicóloga a minha experiências diz-me o seguinte: nesta vida presente, está a chave para a resolução dos problemas da grande maioria das pessoas que me procuraram.

Como Funciona a Regressão

Terapeutas

Terapeutas

Um dos principais métodos utilizados para realizar a regressão é a hipnose. Para que cessem algumas dúvidas a respeito do funcionamento deste tipo de terapia, serão explicados os detalhes da aplicação da mesma.

Para começar é realizada uma anamnese. Este, é procedimento padrão realizado em todas as consultas, inclusive quando se trata de problemas fisiológicos nas consultas médicas.

É um tipo de entrevista focado no diagnóstico de um problema, geralmente o motivo pelo qual o paciente procurou ajuda profissional.

É nesta primeira fase que serão reveladas algumas das suas lembranças a respeito de sua história, os conflitos que o possam estar a afligir, os seus medos, as suas expectativas e, em especial, o seu objectivo com o tratamento.

Assim, o psicólogo conhecerá melhor o seu paciente e será em conjunto com o paciente que podem escolher  o melhor caminho para cada um dos casos apresentados.

Diante da escolha pela regressão, será realizada então a hipnose. Através do direccionamento do terapeuta, o paciente entrará num estado de atenção focalizada.

Isto não é algo como vemos em filme ou na tv, é apenas um momento de plena concentração, onde você torna-se capaz de aceder ao seu inconsciente.

Esta é uma porção da consciência que não acedemos com muita frequência, já que estamos sempre atentos a tudo o que se passa à nossa volta.

O inconsciente é uma porção um pouco mais escondida na nossa mente.

Neste momento o profissional o orientará por uma viagem através da sua história. Você poderá encontrar dentro de si as experiências mais significativas já vivenciadas até ao momento.

O objectivo é que chegue bem perto de observar tais acontecimentos e que se torne capaz de identificar as consequências provocadas por eles na sua vida e de transformar o que for possível transformar.

O que ganha ao fazer uma Regressão?

infografico Regressão

Infografico Regressão

O objectivo é tratar traumas, resolver distúrbios, curar patologias, e, com isso, melhorar a qualidade de vida e a saúde psíquica dos indivíduos envolvidos.

A verdade é que ao longo de nossa história de vida, acumulamos vários problemas mal resolvidos. É natural que conflitos internos surjam com o passar do tempo, mas se essas questões não forem bem tratadas elas podem começar a afectar o desenvolvimento pessoal das pessoas.

As interferências vão desde a aprendizagem e o crescimento intelectual na infância, a transtornos sociais e problemas de aceitação na juventude.

Estas interferências podem chegar a provocar sérios danos ao indivíduo adulto, como dificuldades em se inserir no mercado de trabalho, problemas com a comunicação, isolamento, chegando ao desenvolvimento de doenças como fobias, depressão e pânico.

É para evitar tudo isso que serve a regressão, para impedir que problemas antigos e obscuros na sua consciência venham a afectar a sua vida.

Benefícios

  • Maior auto-conhecimento
  • Libertação de traumas
  • Reequilíbrio emocional
  • Uma melhor compreensão sobre os próprios temores
  • Mudanças comportamentais
  • Restauração da saúde psíquica
  • Recuperação da qualidade de vida
  • Aumento da sensação de bem-estar
  • Sensação de liberdade
  • Surgimento de novas perspectivas
  • Tratamento de Patologias

Como você pode ver os benefícios são muitos e bem variados. Se pensar bem, notará que todas os aspectos de sua vida poderão ser afectados. Não só sua compreensão de si mesmo, como o seu relacionamento com familiares, amigos e os demais indivíduos próximos.

Por vezes, até a forma do paciente ver o mundo, pode ser transformada.

É como se os seus olhos fossem abertos tanto para o que está dentro quanto para aquilo que está do lado de fora.

Aquilo que servia de barreira para impedir o seu crescimento, pode ser identificado e tratado, você poderá sentir-se livre para ser a pessoa que sempre desejou.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

A quem se destina

Será mesmo que você precisa passar por uma Regressão? A que tipo de pessoas essa terapia se destina? Quais são os principais casos tratados por esta técnica?

Antes de finalizar o nosso artigo, não podíamos deixar de informar os principais sinais e sintomas emitidos, por pessoas que necessitam desta terapêutica. Provavelmente você já sabe bem se deve ou não procurar este tipo de ajuda, afinal, já está informado sobre como isto funciona.

Porém é importante que fique alerta para alguns casos específicos. Indivíduos que se encaixem em algum dos quadros descritos abaixo, devem, sem dúvidas alguma, agendar uma consulta.

  • Depressão
  • Transtornos Ansiosos
  • Problemas com Procrastinação
  • Fobias
  • Dores excessivas e crónicas inexplicáveis
  • Perturbação do Pânico
  • Perturbações Psico-sexuais
  • Perturbações Psicossomáticas
  • Stress Constante
  • Perturbações do Sono
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva
  • Dislexia
  • Enurese / Ecoprese
  • Problemas com Desenvolvimento Pessoal
  • Divórcio
  • Obesidade
  • Dificuldade com Memória
  • Insónias
  • Vício em roer as unhas
  • Problemas no Rendimento Desportivo
  • Tabagismo
  • Distúrbios na Auto-estima
  • Baixa da Autoconfiança
  • Raiva
  • Revolta
  • Irritabilidade
  • Outros Problemas de Saúde

Concluindo

Todos esses problemas podem ser tratados através da regressão, portanto, se identificar alguns deles em você, ou em alguém próximo, marque ou sugira uma consulta. Temos profissionais qualificados e especialistas nesse tipo de tratamento.

O nosso objectivo é que você mesmo se descubra e que através do auto-conhecimento se liberte de todo mal que o possa afectar. É desta forma que pode conquistar uma qualidade de vida excelente.

A terapia é uma opção onde você é o grande e potente activador da própria transformação, tudo isso com o melhor acompanhamento e direccionamento possível.

Estas sessões, de um modo geral, estão integradas dentro de um processo Psicoterapeutico e são efectuadas pelos nossos psicólogos. Na nossa clínica, temos também sessões de Hipnoterapia e de EFT Tapping.

Não desista de si, procure novos caminhos e encontre novas possibilidades. Marque a sua primeira consulta, passe pela regressão e experimente todas as melhorias que ela lhe pode proporcionar.

Pode também adquirir o nosso ebook grátis! sobre as 5 formas de aumentar a sua auto estima

Saiba mais sobre Regressão neste video

Perguntas Frequentes!

Vou ficar no passado?

Não. Vai estar sempre consciente do momento presente.

Posso fazer regressão apenas pela curiosidade de saber quem fui noutra vida?

Não. Os nossos terapeutas não trabalham dessa forma. As sessões de regressão, não servem para satisfazer a curiosidade de ninguém.

As sessões de regressão, servem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, bem como, para resgatar um sentido para a vida.

A regressão recorre a técnicas de hipnose?

Sim! Veja as FAQ de Hipnose.

REFERÊNCIAS

Revisto por: Drª Sandra Correia – Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Brien, L. Weiss. (1996). A cura através da Terapia de Vidas Passadas. Editora: Salamandra

Netherton, M. (1967). Vida Passada: Uma abordagem psicoterápica. Summus Editorial.

Sobre o autor | Website

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!