Consultas de Psicologia: O que é a Psicologia, a nossa Terapêutica

Consultas de Psicologia

Consultas de Psicologia

Sente-se angustiado? Stressado? Ansioso? Deprimido? Com Fobias? Em Pânico? Cansado? Triste? Neste artigo irá adquirir mais informação sobre as nossas consultas de Psicologia.

Sim, elas são uma forma de ajudar a resolver esses estados emocionais e essas patologias. O sucesso desta abordagem terapeutica, provavelmente está associado à capacidade de integrarmos as diversas abordagens, no perfil de cada pessoa.

Se você já se consultou com algum profissional da área, provavelmente conhece bem os benefícios. Esses indivíduos são especialistas no cuidado da mente, não é por acaso que são conhecidos como “médicos da alma”.

Muitas dúvidas pairam sobre as pessoas que sentem o desejo ou a necessidade de procurar por consultas de psicologia. Este artigo é principalmente para esses que desejam saber mais sobre as famosas terapias.

A ideia deste artigo, é que você receba todas as informações mais importantes sobre este tipo de tratamento para que não tenha dúvidas sobre os benefícios que ele pode trazer.

Já passou o tempo em que os psicólogos trabalhavam apenas com a doença mental. Actualmente esse é um ramo muito diversificado e extremamente importante para nossa sociedade.

Hoje em dia a Psicologia também trabalha com o desenvolvimento pessoal.

Mesmo que você não possua nenhum tipo de patologia, se algo tem o deixado inquieto, infeliz, ou mesmo insatisfeito, com certeza podemos ajudar-lo. Não aceite viver mal, permita-se encontrar o seu melhor potencial, deixa-se ser ajudado.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Psicologia

Psicologia

Psicologia

A psicologia, é uma ciência que, apesar de não ser exacta, como é a física e a matemática, continua a ser ciência. Tem como objectivo, estudar o comportamento humano e os processos mentais. Nas consultas de psicologia em geral, são usados o método científico e o modelo médico, para o diagnóstico de várias patologias do foro psíquico, tais como Depressão, Ansiedade, Fobias, Pânico, entre outras.

Não havendo patologia recorremos facilmente e diversos métodos e técnicas de desenvolvimento pessoal.

No que diz respeito ao “tratamento” das mesmas patologias, a maioria dos psicólogos recorre à psicoterapia, ou à hipnoterapia. No caso da hipnoterapia, actualmente já temos diversos dados empíricos que comprovam a sua eficácia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença”. Neste sentido, se apresenta algum problema de saúde, mesmo que seja algo de cunho psicológico, procure ajuda.

Nas consultas de Psicologia, os psicólogos prestam o apoio necessário para cada situação em  particular, estudam o comportamento e as funções mentais tanto de forma particular, como também como seres sociais.

Ao explorar a percepção, a emoção, a inteligência, a compreensão e os demais aspectos cognitivos humanos, esses profissionais buscam compreender e ajudar a resolver os problemas que estejam a prejudicar os seus pacientes.

Maria Luiza S. Telles esclarece muito bem “O que é Psicologia” publicado pela editora Brasiliense. Segundo ela, a psicologia “Procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida”.

A finalidade dessa ciência é também o motivo pelo qual ela é tão importante para nós, ela coopera para um melhor desenvolvimento da sociedade como um todo.

História da Psicologia

A história da psicologia, antes de chegar às actuais consultas de Psicologia, teve muita influência da filosofia. Tudo começou com o surgimento de relações entre esta matéria humana e os estudos da fisiologia, inicialmente não havia nada de científico.

Foram mais de 2 mil anos como um ramo da filosofia até que algo similar ao que conhecemos hoje começasse a ser desenvolvido. Tudo isso teve início quando Descartes resolveu separar-nos em corpo, alma e mente. Deixando então a alma como responsabilidade do clero e as demais porções para serem estudadas cientificamente.

A psicologia passou por diferentes períodos, tornou-se experimental com Wundt e Titchener, transitamos pelo Funcionalismo de William James e demos o primeiro passo diante do método científico graças ao desenvolvimento da psicofísica, que deu a mais nova ciência uma forma de medição.

Neste início ainda não havia os testes que tanto são utilizados actualmente, geralmente era usada a introspecção.

Nesta fase, os indivíduos eram estimulados de alguma forma e deveriam, a partir disso, analisar as respostas nos seus organismos. Esse procedimento foi realizado durante um bom tempo e de formas bastante variadas. Várias discussões giravam em torno do método perfeito para a psicologia.

A oposição entre a objectividade e a subjectividade são um grande marco nesta história até aqui. Levaram anos até que fossemos capazes de determinar exactamente qual era o objectivo desta ciência e qual seria a sua matéria prima.

Mais História

O caminho da psicologia até os dias de hoje foi uma jornada de pesquisas. Muitos cientistas fizeram conjecturas. Algumas delas provaram-se verdadeiras e outras já foram ultrapassadas.

Assim como as demais áreas, apesar de nem se comparar àquelas ideias filosóficas que desertaram o seu nascimento, a psicologia encontra-se ainda em estado de pleno desenvolvimento.

Actualmente ela segue com diversos ramos, dentro destes ramos surgiram vários modelos psicoterapeuticos, cada um deles influenciado por uma determinada porção específica de sua história, dentre as principais escolas tem-se:

  • Gestalt
  • Behaviorismo
  • Psicanálise
  • Psicologia Humanista
  • Psicologia Cognitiva
  • Psicologia de Wundt
  • Funcionalismo
  • Entre outros…

Consultas de Psicologia

Ao longo da vida, você foi-se deparando com problemas que sozinho não conseguia resolver? No entanto, existe um boa forma de resolver isso.

A vida é composta por vários momentos agradáveis e desagradáveis, nos quais o ser humano se define naturalmente como um todo. É desde o berço que vai construindo a sua personalidade, consoante a vivência e a percepção que faz dos momentos agradáveis e desagradáveis pelos quais passou desde bebé.

Durante todo este percurso que se chama vida, há diversas formas de se sentir bem. Quando verifica que sozinho já não consegue fazê-lo, pode recorrer a consultas de psicologia, a fim de obter a ajuda necessária para ultrapassar essas dificuldades que ainda apresenta.

Na Holysticamentes, estamos disponíveis para ajudar os nossos pacientes, a “resolver” internamente os mais diversos desafios que a vida lhes apresenta. Não podemos evitar os problemas que surgem, mas podemos ajudá-los a enfrentar essas situações.

Se tudo isso já deu origem a alguma patologia do foro psíquico, então, não deixe de agendar sua consulta o mais rápido possível. Temos excelentes Psicoterapeutas, Hipnoterapeutas, Terapeutas de Regressão e de EFT Tapping, devidamente credenciados que se encontram disponíveis para o ajudar a combater essas patologias.

Saiba para que servem estas consultas.

Porque esses problemas são tão comuns?

De um modo geral, a sociedade em que vivemos, não educa as pessoas para saberem lidar com o stress, com frustrações, indecisões, perdas, mágoas, pressões, ou com as reacções dos outros. É difícil encontrar a pessoa certa para desabafar, sentir-se realmente compreendido e aceite, dentro das limitações que tiver.

É neste sentido que também surgem consultas de Psicologia. Os Psicólogos, são técnicos de saúde, especializados nos processos mentais e no comportamento humano. Estes técnicos podem ajudá-lo a “arrumar” na sua cabeça, toda a informação com a qual se depara no dia a dia que lhe cria uma confusão mental com a qual não sabe lidar facilmente.

A intenção é ajudá-lo a compreender as suas dificuldades e as suas qualidades, de forma a potenciá-las para que com o tempo aprenda a lidar com as situações onde anteriormente não sabia o que fazer.

Com a ajuda de consultas de Psicologia, você conseguirá organizar melhor o seu mundo interno. É como se estivesse a arrumar interiormente um conjunto de gavetas que costumavam ficar desarrumadas.

Se sentir a necessidade disso, não pense duas vezes, procure agendar consultas.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Resultados e Quantidade de Consultas de Psicologia

O número de consultas de psicologia necessárias não é algo predeterminado, mas depende de diversos factores, dentre eles:

  • Se existem ou não patologias e quais são elas
  • A sua personalidade
  • O seu empenho nas tarefas que lhe forem solicitadas pelo Psicólogo
  • As suas capacidades e limitações
  • O ambiente em que vive
  • A possibilidade que tem de fazer em conjunto com o psicólogo as adaptações necessárias

Cada caso é estudado e analisado para que se saiba mais ou menos a quantidade de sessões necessárias para o seu caso em particular. O próprio profissional é quem fará essa avaliação.

Ao longo do tratamento, se for necessário o aumento no número total de consultas, isso poderá ser informado naturalmente. Uma vez que em alguns casos pode ser necessário fazer alguns reajustes.

Os resultados costumam ser rápidos e eficazes, alguns podem levar um pouco mais de tempo, consoante o seu caso, ainda assim, juntos encontraremos todas as respostas necessárias e alcançaremos assim, a melhora desejada.

Estamos a falar de uma ciência que nos últimos anos evoluiu muito com integração de novas técnicas e metodologias, a fim de apresentar resultados mais rápidos e eficazes que antigamente.

Com as nossas técnicas, recorrendo à integração corpo/mente, estamos comprometidos em ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida, saúde, bem como, contribuir para a resolução de seus problemas interpessoais.

A quem se destinam as Consultas de Psicologia?

Infográfico Consultas de Psicologia

Infográfico Consultas de Psicologia

Na sociedade que vivemos, toda a gente tem problemas na vida e muitas vezes querem entrar num processo de Desenvolvimento Pessoal. As consultas de psicologia são para praticamente todos, em especial para aqueles que apresentam problemas que sozinho ainda não conseguiram resolver.

Uma vez que, cada um de nós, numa dada altura da vida, temos stress, problemas interpessoais, profissionais, ou de saúde, portanto, todos nós podemos e devemos procurar ajuda se sentirmos necessidade.

Como vimos, não é preciso apresentar um problema de saúde, para poder beneficiar destas consultas, se quiser entrar num processo de desenvolvimento pessoal, a fim de atingir clareza mental, para fazer face aos mais diversos desafios do seu dia a dia, também poderá encontrar connosco o auxílio desejado.

A Holysticamentes disponibiliza aos seus pacientes consultas de psicologia para adultos, idosos, adolescentes e crianças, para as seguintes situações:

  • Avaliação Psicológica
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Procrastinação
  • Fobias
  • Dor
  • Perturbação do Pânico
  • Perturbações Psico-sexuais
  • Perturbações Psicossomáticas
  • Stress
  • Perturbações do Sono
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Divórcio
  • Obesidade
  • Rendimento Desportivo
  • Tabagismo
  • Aumento da Auto-estima e da Auto-confiança
  • Raiva
  • Revolta
  • Irritabilidade
  • Treino de Competências Pessoais e Sociais
  • Outros Problemas de Saúde

Se você se inclui, em alguns dos factores citados anteriormente, saiba que acabou de encontrar a solução que precisava.

A psicologia é um ramo que se desenvolve exactamente para tratar este tipo de problemas. Os profissionais da área são especialistas em lidar com questões como essas.

Grande parte das situações citadas aparecem frequentemente no nosso quotidiano, por isso é vital reconhecermos quando elas se tornam patológicas e sabermos exactamente onde podemos encontrar ajuda.

Consultas de Psicologia de qualidade e um atendimento diferenciado realizado por profissionais qualificados é o que você encontrará aqui. Está pronto para viver melhor?

Conte com nossa dedicação e com nossa responsabilidade.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

A Nossa Terapêutica

Terapeutica

Terapêutica

Na Holysticamentes, acreditamos que o sucesso do nosso trabalho pode estar associado à nossa capacidade de integrar as diversas abordagens de acordo no seu tipo de personalidade.

Hoje em dia, há várias técnicas de intervenção muito diferentes. Neste caso, o nosso trabalho é integrativo e personalizado, uma vez que, cada pessoa apresenta problemas diferentes de acordo com a suas características próprias e com as suas experiências de vida.

Acreditamos que o sucesso das nossas consultas de psicologia correspondem à capacidade de agregarmos as diversas abordagens, considerando as diferenças apresentadas por cada pessoa que nos procura.

Na nossa Clínica, ao compreendermos os seus problemas, vamos ajudá-lo a identificar as alternativas correctas para o seu caso em particular. É em conjunto que vamos encontrar as várias alternativas para resolver essas situações de vida que tanto o perturbam.

Geralmente, as terapias da Holysticamentes, são as seguintes:

  • Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
  • Psicoterapia Transpessoal
  • Hipnose Clínica
  • Regressão
  • Coaching
  • Exercícios de PNL
  • Técnica específica de Libertação Emocional (EFT) – Tapping
  • Mindfulness

Não abdique da sua saúde, nem da sua qualidade de vida, contacte-nos. Temos os melhores profissionais reunidos num só lugar, prontos para receber você e para o guiar por um caminho que o levará de volta ao melhor que você pode ser.

As consultas de psicologia são um óptimo tipo de tratamento e também um óptimo caminho para o desenvolvimento pessoal. Se você tem tido algum tipo de dificuldade, essa pode ser uma óptima maneira de resolver o seu problema.

Pode também adquirir o nosso ebook grátis! sobre as 5 formas de aumentar a sua auto estima

REFERÊNCIAS

Revisto por: Drª Sandra Correia – Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Teles, M. L. S. (2010). O que é Psicologia. Editora Brasileirence.

Sobre o autor | Website

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!