Psicologia Online: Como Funciona, para que serve

Psicologia Online

Psicologia Online

Psicologia Online, é a chance da maioria das pessoas fazerem terapia, independentemente de onde estejam porque fazem tudo pela internet. Com este artigo, você vai descobrir o que é de facto a psicologia online e quais são os impactos dela.

Essa ferramenta da psicologia, permite que as pessoas consigam ter sessões, com especialistas longe da sua cidade, do seu país e que esses profissionais ajudem ainda mais pessoas.

O Processo Online, é um dos melhores efeitos da internet. Uma vez que as pessoas estão a ter mais consciência dos problemas de saúde mental com a tecnologia. Não só resolve grande parte dos casos, mas facilita muito mais o processo terapêutico.

As consultas de Psicologia Online estão em constante transformação desde os anos 2000, como disse a pesquisadora e professora Elisa Sayeg “…A Cyberterapia é um sistema multidisciplinar, multimodelo”

No livro Psicologia E Informática: Interfaces E Desafios a pesquisadora da universidade de São Paulo (USP), mostra como isso muda o campo da psicologia. E mostra como naquela época era difícil falar sobre essa nova forma de tecnologia.

Contudo, a internet agora é um lugar que dá liberdade para um profissional seguir diferentes modelos, sobre o mesmo assunto. Isso mostra a diversidade que as consultas de Psicologia pela internet vão ter e como isso impacta a vida de todos os pacientes.

Todavia, essa maneira de trabalhar pela internet, funciona para os psicólogos e para os Pacientes / clientes.

Aqui, vai descobrir quais são os pontos onde ela é melhor que a terapia presencial e por fim para que serve.

Então, depois de ler o artigo completo, vai compreender melhor como funcionam as consultas de psicologia online e como ela pode impactar a sua vida.

O que é Psicologia Online?

Como falámos anteriormente, a internet conseguiu dar liberdade e criou novas modalidades para tudo, incluindo um suporte essencial para humanidade que são as consultas de Psicologia Online.

O primeiro laboratório psicológico, foi fundado em 1879, pelo fisiólogo da Alemanha, Wilhelm Wundt. Foi uma quebra de paradigmas por formar a primeira geração de psicólogos e agora temos uma nova geração de Psicólogos Online.

Vamos ter mais quebras de paradigmas, ou seja, novas mudanças constantemente, uma vez que a internet tem essa facilidade.

A Psicologia Online, é uma tendência dos últimos 20 anos, está a crescer em Portugal e no mundo.

Portanto, É uma modalidade online para orientação e aconselhamento psicológico.

Contudo, é possível aplicar outras técnicas terapêuticas online, tal como ainda irá ler neste artigo.

O conceito em si não é novo, afinal o criador da Psicanálise e autor de vários livros como A interpretação dos sonhos, Sigmund Freud. Usava cartas para falar com os seus pacientes e essas cartas tinham grandes efeitos terapêuticos.

No entanto, a Psicologia Online é uma forma mais refinada desse conceito. Uma vez que, você pode consultar qualquer especialista do mundo inteiro.

Agora imagine quantos profissionais podem ajudar pessoas em termos de saúde mental e de desenvolvimento pessoal, sem precisar de um grande consultório, reduzindo, radicalmente os custos e dando mais acessibilidade.

Então imagine que você quer o maior especialista em determinada área da psicologia, mas ele mora na Inglaterra.

Por isso faço a pergunta, o que é mais fácil: Ir até a Inglaterra e fazer a consulta ou fazer algumas sessões via internet? Resposta óbvia, psicologia online.

Mas tudo que esses profissionais precisam, é de uma boa conexão com a internet e o computador.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Como Funciona na Prática?

Consultas Online

Consultas Online

Como é cada vez mais um conceito bastante utilizado hoje em dia mas podem surgir dúvidas dos próprios profissionais da psicologia e dos seus pacientes.

Todavia, esse conceito é muito simples na prática, porém ainda sim existem algumas regulamentações e naturalmente modelos diferentes com todos os profissionais na internet.

Primeiro a Psicologia online tem vários termos para falar do mesmo tipo de Consulta, por exemplo:

  • Cyberterapia
  • Consulta de Psicologia online
  • Terapia via internet
  • Atendimento virtual
  • Consulta Online
  • Atendimento pelo computador

Mas todos esses termos são usados para quando um psicólogo faz um atendimento com um cliente que não está presencialmente mas sim pela internet.

Porém, alguns profissionais vão se comportar de maneira diferente, alguns vão trabalhar com materiais extras, talvez livros e e-books.

É o mesmo conceito mas são maneiras diferentes de trabalhar.

Assim, a psicologia online poderá começar com você verificando e entrando em contato com o profissional que vai te dar o passo a passo de como ele trabalha.

O psicólogo vai dizer em que plataforma vai acontecer a consulta, qual o valor será cobrado, se você vai ganhar uma ferramenta nova e tudo isso vai variar de profissional profissional.

De seguida saiba como nós trabalhamos na Holysticamentes.

Consultas de Psicologia Online na Holysticamentes

Na Holysticamentes, é importante referir que, cada paciente que nos contacta, a referir que quer ter uma consulta de Psicologia Online connosco, primeiro falamos de todo o procedimento, se virmos que há condições é que marcamos a primeira consulta online.

O procedimento é o seguinte:

– Procuramos saber se tem uma boa ligação com a internet, só podemos dar a consulta, se a ligação for boa.

– Procuramos saber se tem condições de estar sozinho, uma vez que o nosso trabalho é sigiloso e ninguém poderá ouvir a sua sessão.

– Não pode ser interrompido durante a sessão por ninguém, nem por animais que o irão dispersar, ou seja, deve ter um foco total na consulta.

– Deve estar sentado num local confortável.

– As nossas consultas são efectuadas por skype, sugerimos que já tenha o skype instalado no seu computador.

– Se estas questões estiverem salvaguardadas, marcamos a consulta para um dia e hora conveniente para ambos.

– Após a marcação enviamos um consentimento informado (emitido pela Ordem dos Psicólogos) preenchido e assinado por nós, o qual também deve preencher e assinar. Da nossa parte garantimos sigilo total.

– Após este passo, até 24 horas antes da referida consulta, deve efectuar o pagamento e enviar o comprovativo.

– No dia e na hora marcada, estaremos no skype, a fim de realizarmos a respectiva consulta de Psicologia Online.

Relativamente à nossa forma de trabalhar, saiba mais neste artigo mas na prática, é igual ao consultório.

Todavia, o nosso processo terapêutico está direccionado para as seguintes metodologias:

– Terapia dialéctica integrada na Psicoterapia Cognitivo Comportamental

EFT Tapping

– Coaching

– Mindfulness

– Online podemos induzir num processo seguro de Auto Hipnose apenas se for alguém  que pode praticar Hipnoterapia.

De seguida saiba para que serve o nosso trabalho.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Psicologia Online: Para que serve?

Para que serve Psicologia Online

Para que serve Psicologia Online

Vamos apresentar alguns itens que a psicologia online pode oferecer de forma mais ampla, é algo mais especifico ou como ela pode ser melhor que a presencial em alguns casos.

De certeza que você ou alguém que você conhece, pode encaixar-se muito bem em algum destes itens que a psicologia online pode ajudar.

Timidez

Esse é um problema mais amplo que a psicologia online pode resolver, fobia social, ansiedade social, é um óptimo exemplo dessa dificuldade nos relacionamentos, ou talvez uma timidez mais baixa.

Óptima opção para locais distantes ou para imigrantes

A consulta online, pode ser a melhor opção para pessoas que moram em locais mais distantes, como numa zona rural ou se você resolveu ir para outro país.

Superação interior

A superação interior pode ser resolvido por meio da psicologia online uma vez que o paciente não consegue sair de casa, por uma razão de luto por exemplo ou outra.

Acessibilidade para limitações físicas

A consulta online pode ser essencial para pessoas com certas limitações físicas como alguem que está em cadeiras de Rodas ou para pessoas com limitações psíquicas.

Questões sobre sexualidade

Questões sobre sexualidade, geralmente há pessoas que têm mais dificuldade em falar presencialmente, uma vez que, são muito íntimas e para pessoas com timidez por exemplo, podem ser uma dificuldade maior.

Na Psicologia Online torna-se mais fácil.

Ferramenta para educação

É também uma boa ferramenta para a educação, apoio Psicológico online é viável, pode ajudar com estratégias para lidar com dificuldades, para fortalecer a sua saúde mental e para desenvolvimento pessoal.

Concluindo

Com esse artigo rico em informações, você já sabe como a tecnologia mudou e vai mudar muito mais a psicologia. Mas acima de tudo, a tecnologia trouxe mais acessibilidade e inovações com o tempo.

No entanto, também já sabe sobre como esse conceito nasceu com Freud e como evoluiu, fazendo com que consultas completas surgem na tela do seu computador.

Mas também como funciona na prática todo este conceito, para que servem todas as regulamentações da psicologia online e como funciona o trabalho da Holysticamentes Online.

Por último você consegue ler aqui exemplos práticos de problemas que a consulta pode ajudar a resolver, além dos já referidos neste site. Saiba mais no artigo de Consultas de Psicologia, nomeadamente, na parte final do artigo onde diz a quem se destinam as consultas.

Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, marque já uma consulta connosco.

Deixe o seu número de telefone que nós entramos em contacto consigo, a fim de o esclarecermos em tudo o que necessitar.

Referências

Revisto por: Drª Sandra Correia – Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Marque já a sua Consulta no Calendário e Preencha todos os Campos do Formulário abaixo

O calendário está carregando...
Powered by Booking Calendar

Sobre o autor | Website

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!