Psicologia: Como funcionam as consultas e para que servem

Psicologia: como funcionam as consultas

Psicologia: como funcionam as consultas

A psicologia procura resolver problemas humanos e sociais bastante complexos que ultrapassam o consciente.

Essa busca pela solução dos problemas é feita através de consultas. Essas consultas referem-se “às modalidades de intervenções psicológicas para qualquer tipo de problema, em vários contextos institucionais”, segundo Bártolo Paiva Campos.

30% dos brasileiros acreditam que é muito importante ter acompanhamento de um psicólogo, já 33%, acreditam que é importante, mas não muito. Já os portugueses, acreditam que a terapia é um serviço de luxo.

Isso é devido a diversas barreiras. O número baixo de pessoas que consideram importante a psicoterapia pode vir de diversas crenças e, até mesmo, da falta de informação. Muitas pessoas não sabem como ela funciona.

Por isso, é importante que ela se torne conhecida e tenha o seu papel valorizado na sociedade.

Você já deve ter ouvido falar sobre terapia e até deve conhecer alguém que seja atendido por um psicólogo. Mas, você sabe como funcionam essas consultas? Qual é a importância da psicologia na vida de uma pessoa?

Nesse artigo, você compreenderá o funcionamento de uma consulta de psicologia e como ela pode mudar a sua vida. Entenderá para que serve a psicologia e como ela é importante para tratar diversos transtornos e problemas.

Leia mais sobre como essa ciência funciona, para quê ela serve e quais os factores que podem indicar a necessidade de uma ajuda de um psicólogo.

Como funcionam as consultas de Psicologia

O funcionamento das primeiras consultas de psicologia é bastante específico. Em alguns casos, a intervenção terapêutica pode começar logo na segunda sessão. Porém, em outros casos, demora mais um pouco para perceber essa intervenção.

Na primeira sessão, o profissional ouvirá os seus problemas e o que o motivou a procurar a terapia. Nesta sessão, fará algumas perguntas sobre a vida, buscando entender melhor que tipo de pessoa e como irá ajudá-lo.

Dessa forma, ainda na primeira sessão, se houver a necessidade, o psicólogo irá decidir que tipo de avaliação do foro psíquico é que lhe irá aplicar na segunda sessão. Em alguns casos, já na segunda sessão com o profissional, poderá avaliar especificamente o paciente. Mas, essa avaliação, às vezes, não é necessária.

Na primeira consulta, o terapeuta e o paciente devem ter empatia. Se não houver empatia, o profissional não deverá marcar uma segunda consulta.

Na segunda sessão, o psicólogo já terá uma noção maior do tipo de pessoa que você é e se existe alguma patologia a ser tratada.

Já na terceira sessão, o psicólogo poderá fazer uma proposta específica de intervenção terapêutica para o seu caso particular ou encaminhá-lo para outro psicólogo, bem como, encaminhar para um médico, se necessário.

Já na quarta consulta, o profissional começa a realizar psicoterapia, hipnoterapia ou outras técnicas que o ajudem. Em certos casos funciona bem a regressão ao momento do trauma.

Vale ressaltar que em cada caso há particularidades. Às vezes as consultas funcionam de uma forma melhor para uma pessoa e não funcionam da mesma forma para outra pessoa.

Assim, é importante escolher um profissional que você se identifique e tenha plena confiança para que sua experiência durante o processo seja positiva e traga óptimos resultados na sua vida.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para que serve a Psicologia?

Sempre ouvimos muitas opiniões sobre o que é Psicologia e para que ela serve.

Porém, algumas opiniões são muito vagas ou não condizem com o que realmente a Psicologia se propõe a realizar.

A Psicologia vai além de estudar e analisar o comportamento humano, ela estuda os processos mentais e como eles se relacionam com o comportamento.

É uma ciência estuda o que o motiva o comportamento humano, o que o sustenta, quais as emoções estão envolvidas, quais sensações são geradas e muito mais.

O objectivo da psicologia como terapia é a saúde mental do paciente. Fazer com que ele compreenda alguns comportamentos e como eles surgem.

Ela serve para fazer com que o ser humano tenha conhecimento acerca de si mesmo e das suas relações com outras pessoas.

Ela ajuda na solução de problemas pessoais que podemos saber ou não as causas. Essas causas são descobertas ao longo das consultas.

A psicologia serve para enfrentar problemas como baixa auto estima, insegurança, ansiedade, medo, transtornos alimentares e muito mais.

Ou seja, ela serve para aumentar a qualidade de vida durante o seu processo terapêutico, dando excelentes resultados para quem persiste nas consultas.

Por isso, as consultas com psicólogo são indicadas para todas as pessoas que querem melhorar de vida e buscar auto conhecimento.

Conheça algumas vantagens de se tornar um paciente:

  • Encontrar o auto conhecimento
  • Melhorar a comunicação
  • Melhorar as relações interpessoais
  • Aumentar a auto estima
  • Controle da ansiedade.

Como vimos, ela pode mudar para melhor a sua vida e trazer diversos benefícios para você e, até mesmo, para pessoas próximas a você.

Essas são as principais funções da Psicologia na vida de alguém.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Quando devo procurar ajuda da Psicologia?

Conheça alguns sinais:

Se você passou por alguma situação traumática

Pessoas que tiveram experiências traumáticas devem procurar ajuda psicológica para aprender a lidar com as emoções geradas.

Se você tem problemas de relacionamento

Pessoas com problemas de relacionamento são bastante. Nas consultas, o profissional ajuda a entender a origem desses problemas e como solucioná-los.

Se você deseja o auto conhecimento

A Psicologia clínica ajuda você a se conhecer e explorar partes de si que você antes não tinha acesso.

Se você tem pensamentos negativos constantes

Poderá ajudá-lo a enfrentar esses pensamentos negativos e entender qual é a origem deles.

Se você tem problemas em dormir

As consultas ajudam a resolver problemas com o sono. Se você não dorme bem, tem insónia ou tem sono excessivo, as sessões poderão ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu sono.

Se você sente raiva constante

As consultas ajudam a resolver problemas relacionados à raiva e irritação constantes.

Se você se sente ansioso

Se você tem muita ansiedade, a Psicologia é indicada.

Se você não sabe lidar com as suas emoções

As sessões poderão ajudar você a aprender a lidar com suas emoções e ter mais controle sobre a sua vida e suas acções.

Se você tem dificuldades de concentração

Um outro sinal é a dificuldade de concentração. A falta de atenção pode indicar que há algo errado, que a sua mente precisa de uma ajuda.

Se você tem algum transtorno alimentar

As consultas ajudarão você a lidar com problemas referentes à alimentação. Alguns desses transtornos estão ligados à ansiedade e, o processo terapêutico, será essencial para a resolução desses problemas.

Concluindo

Dessa maneira, essa ciência é muito importante para diversos factores internos e externos do comportamento humano.

Ela, como ciência, irá ajudar você a adquirir auto conhecimento e melhorar relações interpessoais e muito mais.

Como você viu neste artigo, a Psicologia clínica actua através de consultas. Você também viu como funcionam essas consultas ou sessões e quais os factores que podem demonstrar que você precisa procurar um psicólogo.

O psicólogo é muito importante para o desenvolvimento emocional do ser humano e faz diferença no dia a dia, em todos os âmbitos da vida dele.

Para saber mais sobre Psicologia, confira nosso site. Sempre estamos trazendo novidades, assuntos importantes e muitos conteúdos.

Referências

Campos, Bártolo Paiva & Joaquim Luís Coimbra. (1991). “Consulta psicológica e exploração do investimento vocacional.”

LINS, MARIA IVONE ACCIOLY. , (2006). Consultas terapêuticas. Casa do Psicólogo.

Avellar, Luziane Zacché. (2009. “A pesquisa em psicologia clínica: reflexões a partir da leitura da obra de Winnicott.” Contextos Clínicos 2.1: 11-17.

Sobre o autor | Website

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!