Psicoterapia: O que é, Sinais, Efeitos, a Nossa Abordagem
Psicoterapia é um tipo de terapia especializada em tratar problemas de origem psicológica, tais como: depressão, ansiedade, fobias, entre vários outros que afectam o pensamento, as emoções, os sentimentos e, como consequência o comportamento dos indivíduos.
Neste artigo irá conhecer melhor a Psicoterapia e a nossa abordagem.
Este tipo de tratamento pode ser realizado de formas variadas, porém, apresenta algumas características básicas que fazem dele um método científico.
Todas as técnicas utilizadas baseiam-se nos estudos da psicologia, uma ciência voltada exclusivamente para a vida, saúde e desenvolvimento mental.
As consultas de Psicoterapia, são um conjunto de sessões devidamente estruturadas e bem fundamentadas, com o objectivo de ajudá-lo a resolver as limitações que apresenta.
Ao longo do artigo você compreenderá melhor como as sessões são realizadas, como ocorre o seu desenvolvimento, como elas podem ajudá-lo e, principalmente, em que tipo de situações elas se tornam uma opção.
Aqui você descobrirá tudo sobre essa terapêutica, desde de o seu conceito, os seus tipos, até às suas principais aplicações. Fique atento, não deixe passar nenhum detalhe, esta pode ser a solução para alguns problemas que podem estar a incomoda-lo. Nós queremos e podemos ajudá-lo.
Este tratamento pode ser o grande responsável pelo resgate de sua saúde e da sua qualidade de vida. São muitas abordagens, existem várias opções de caminhos a serem tomados.
Com a ajuda de um profissional capacitado, você poderá embarcar através de uma jornada de auto-conhecimento que revelará as barreiras que estão o impedindo de ser o melhor que você pode ser.
O foco destas terapias não é só transformar os pacientes, mas colocar em foco tudo de bom que está escondido dentro deles, o psicólogo é apenas companheiro nesta jornada em que o próprio indivíduo é o agente transformador de sua história.
O que é Psicoterapia?
Psicoterapia é um tratamento que tem como objectivo a cura da mente e das emoções. Isso leva a mudanças no comportamento e, em certas situações, leva também a transformações na vida das pessoas em geral.
É um termo que vem do grego, significa curar a mente, psykhē = mente e therapeuein = cura. Ou seja, é uma terapia que usa várias técnicas consoante a sua abordagem teórica, cuja finalidade é tratar os problemas do foro psíquico.
É um processo elaborado por um técnico especializado que procura melhorar o bem-estar do seu paciente.
Em conjunto com os Psicoterapeutas, os clientes devem decidir quais são os objectivos das sessões e a respectiva periodicidade.
Jorge Poncio Ribeiro no seu livro “Psicoterapia, Princípios e Técnicas Psicoterápicas” define bem este tratamento com a seguinte frase, “A psicoterapia é um movimento que nasce e termina na pessoa do cliente, sendo o psicoterapeuta um companheiro na estrada da vida que o cliente está percorrendo à procura de voltar, ou de reencontrar o caminho de casa, perdido ao longo dos anos”.
Há quem diga que as Sessões de Psicoterapia são consideradas terapias da conversa. Na nossa opinião, não é apenas isso. Se fosse só conversa, bastava falar com amigos e familiares para resolver as perturbações do foro psíquico.
As sessões partem da relação profissional constituída activamente entre os pacientes e os profissionais por eles escolhidos. É uma terapia que inclui conversa, mas uma conversa estruturada, com diversos desafios que o fazem pensar noutras formas de ver as coisas, ou noutras perspectivas de vida.
Além disso, aplicamos técnicas muito bem desenvolvidas e de eficiência cientificamente comprovada, de acordo com a abordagem teórica da psicologia. Em breve você conhecerá os tipos de psicoterapia e, então, compreenderá a relevância dessas diferentes abordagens.
Sinais que podem indicar a necessidade de Psicoterapia
Você diria que precisa de psicoterapia? Passar por este processo só traz benefícios, portanto, todos aqueles que queiram qualquer tipo de melhoria na sua qualidade de vida ou que busquem avançar no que se trata de desenvolvimento pessoal, podem realizar estas sessões.
Todos passamos por dificuldades, sobrevivemos a situações difíceis ou carregamos algum tipo de trauma. Há quem não consiga livrar-se do passado, e existem também aqueles que se preocupam tanto com o futuro que deixam de viver o presente. Tudo isto pode ser tratado com Psicoterapia.
Nós disponibilizamos profissionais capacitados e especializados para o direccionar na resolução da dificuldade que apresenta, para que juntos, vocês possam encontrar a melhor forma e a mais eficaz de resolver os seus problemas.
O primeiro passo para viver melhor, é admitir o problema e procurar ajuda. Você agora já sabe onde encontrar essa ajuda, mas como saber quando o seu corpo e a sua mente estão a tentar alertá-lo?
É o próprio organismo que emite os primeiros sinais de alerta, se ficar atento e iniciar o tratamento precoce, você poderá impedir que a situação se agrave ou mesmo que comece a afectar as diversas áreas da sua vida.
Geralmente, os problemas de cunho psicológico acabam por prejudicar o desenvolvimento individual como um todo, interferem no ambiente familiar, geram prejuízos no trabalho, causam reprovações, entre várias outras consequências que você com certeza deve querer evitar.
Por isso, fique atento aos seguintes sinais.
- Estar constantemente stressado
- Picos de Ansiedade
- Medos inexplicáveis
- Preocupação exacerbada
- Queda da resistência
- Prejuízos na Imunidade
- Tonturas
- Insónia
- Pensamentos acelerados
- Sensação de estar sempre desanimado
- Tristeza sem motivo aparente
- Dificuldade em lidar consigo mesmo e com os outros
Se tem apresentado alguns desses sintomas, agende uma consulta connosco, não abdique da sua saúde nem da sua qualidade de vida.
Efeitos da Psicoterapia
Agora você já sabe o que é a Psicoterapia e quando você deve procurar por este tipo de tratamento, então está preparado para entender melhor sobre como ela funciona?
Muitas pessoas possuem dificuldade em dar a merecida credibilidade à psicoterapia por tratá-la como uma simples conversa, agora você já sabe que não é bem assim. Os profissionais que trabalham nessa área são pessoas graduadas e especializadas que seguem métodos científicos testados.
Outros também hesitam em procurar ajuda terapêutica por pensarem que alguém que está fora não sabe melhor do que eles mesmos sobre o que se passa dentro. Você também viu neste artigo que não é essa a proposta da psicoterapia.
As técnicas utilizadas pelos psicoterapeutas, além de desenvolvidas cientificamente com base em diversas escolas e análises de incontáveis casos e modelos, não visam dizer ao paciente o que fazer, mas sim ajudá-los no processo de auto exploração.
Já foi comprovado que a linguagem pode sim funcionar como um dispositivo de significação de experiências se usada de forma correta. É através de instrumentos retóricos pré-estabelecidos que os terapeutas conduzem os seus pacientes por novas descobertas sobre si mesmos.
Mas, o que a psicoterapia faz?
- Ajuda a restabelecer um bom funcionamento psíquico
- Coopera para o discernimento do problema e das suas causas
- Redefine traços de personalidade
- Soluciona questões de cunho existencial
- Produz novas experiências
- Provoca alterações no comportamento
- Aumenta a Auto eficácia
- Melhora a auto-estima
- Produz modificações na personalidade
- Traz benefícios para qualidade de vida
- Em muitos casos pode ajudar a resolver a depressão, ansiedade, stress, insónia, fobias entre outros.
Todos esses efeitos são alcançáveis por si, não duvide de seu potencial, procure um psicoterapeuta.
De seguida irá saber melhor se este é o tipo de tratamento para si.
A quem se destinam as Sessões de Psicoterapia
Estas sessões de Psicoterapia apresentam resultados comprovados em diversas patologias, tais como: depressão, fobias, pânico, entre outros. Apresentam também resultados certeiros em problemas conjugais, bem como, em situações onde haja a necessidade de um processo de desenvolvimento pessoal, como é muito comum hoje em dia.
As consultas auxiliam em problemas como:
- Depressão
- Ansiedade
- Problemas com Procrastinação
- Fobias
- Dor
- Perturbação do Pânico
- Perturbações Psico-sexuais
- Perturbações Psicossomáticas
- Stress
- Perturbações do Sono
- Perturbação Obsessivo-Compulsiva
- Problemas no Desenvolvimento Pessoal
- Divórcio
- Obesidade
- Rendimento Desportivo
- Tabagismo
- Aumento da Auto-estima e da Autoconfiança
- Raiva, Revolta, Irritabilidade e outras Emoções
- Treino de Competências Pessoais e Sociais
- Outros Problemas de Saúde
Se você se encaixa em algum dos itens descritos acima, não perca tempo, o tratamento precoce também é a prevenção. Esses problemas, se não forem cuidados, tendem a tornarem-se cada vez mais graves.
Muitas dessas doenças encontram terreno fértil no nosso ambiente interno, devido ao pouco cuidado que temos com o nosso desenvolvimento pessoal. Livros sobre o assunto são taxados de auto-ajuda, e a procura por ajuda enquanto é cedo, é vista como sinal de fraqueza. Esse tipo de pensamento é responsável pelo crescimento espantoso do número de psicoses e neuroses na sociedade, não se deixe levar por ele.
Este tipo de terapia é uma ferramenta poderosíssima para o crescimento da inteligência emocional e do auto-conhecimento. O seu uso, mesmo em caso de pessoas que não apresentam os sintomas acima, irá impedir que, áreas obscuras da sua consciência ou mesmo traumas aparentemente esquecidos do seu passado, se tornem graves problemas.
Não subestime as doenças psicológicas, elas são tão significativas quanto as físicas e também podem ser prevenidas e tratadas. Comece a descobrir-se o mais rápido que puder.
Tipos de Psicoterapia
Há vários tipos de Psicoterapia, a lista é enorme. No entanto, do nosso ponto de vista, os tipos não são concorrentes, são uma mais valia, na medida em que, dão a possibilidade de adaptar as várias metodologias, integrando-as no cliente.
Na Psicoterapia existem abordagens teóricas, transteóricas e aspectos formais.
Abordagens Teóricas
Terapias Dinâmicas
O objectivo, é a superação dos conflitos inconscientes originados na infância. Procura-se compreender o presente, trabalhando o passado através de associações livres, sonhos etc. É neste sentido que trabalha a Psicanálise.
Terapias Cognitivo-Comportamentais
A ideia é restabelecer as competências da pessoa, controlar o seu comportamento, bem como, as suas emoções e percepções. Tem como objectivo estudar o comportamento, as emoções e os pensamentos.
Terapias Existenciais e Humanistas
De acordo com esta teoria, o ser humano tem uma força interna que o pode conduzir à realização. A contradição entre a auto-imagem e a experiência de vida, é que levam a transtornos psíquicos.
Terapias Transpessoais
O objectivo, é estudar a consciência e os estados não ordinários. São usadas diversas técnicas como, a hipnose, a regressão, as meditações entre outras…
Abordagens Transteóricas
Alguns trabalhos transteoricos, têm surgido recentemente através da abordagem cognitivo comportamental da terceira geração, ao unir o Mindfulness (uma forma de meditação), a Hipnoterapia, a Regressão e a EFT às consultas de Terapia Cognitivo-Comportamental.
Aspectos formais
Há diversos aspectos a ter em conta relativos a um processo terapêutico, tais como:
- Pode ser individual, de casal, familiar, ou de grupo
- Pode ser curto ou longo
- Pode ser directivo, de mediação, ou em grupos de auto-ajuda.
- Pode ser pessoalmente ou online
- As mudanças podem ser no sistema ou internas
- O fim do processo terapêutico, pode surgir com a superação do problema, com a clarificação de alguns objectivos de vida, com o desenvolvimento de novas competências.
A Nossa Abordagem
Na Holysticamentes, as nossas sessões de Psicoterapia apresentam uma abordagem integrativa e eclética, uma vez que, não se limita a uma única abordagem da Psicologia mas inclui vários caminhos consoante a problemática que a pessoa nos apresenta e de acordo com o seu tipo de personalidade.
Dentro das nossas abordagens, além da Psicologia Cognitivo comportamental podemos usar: algumas sessões de Hipnose, Regressão, EFT, Coaching, bem como alguns exercícios de PNL, muitos bem integrados nas sessões de Psicoterapia.
De acordo com as várias abordagens, fazemos um trabalho que permite integrar, resgatando as suas próprias capacidades. Capacidades essas que nunca foram identificadas ou mesmo expressadas por falta de auto-conhecimento.
Os Psicoterapeutas dentro destas sessões de psicoterapia ajudam-no a lidar com as suas emoções, com os seus problemas, e então, você passará a resolve-los em vez de se deixar dominar pelas situações que a vida lhe apresenta.
A nossa experiência clínica mostra-nos que, ao mudar as emoções e as perspectivas, muda-se completamente os comportamentos que tinha anteriormente.
No nosso ponto de vista, baseado nos conhecimentos da psicologia, a maioria das perturbações ou traumas provêm de um conjunto de emoções mal resolvidas, portanto, mudando emoções, mudam-se pensamentos e de seguida comportamentos.
As sessões de Psicoterapia são colaborativas, no qual cliente e o psicoterapeuta fazem os diversos ajustes ao longo das sessões, de forma que consiga alcançar a melhoria esperada.
Dentro disto, faça uma auto-análise e dê o primeiro passo na busca de uma vida melhor. Se gostou da nossa abordagem, marque uma consulta, permita-se ser ajudado por pessoas competentes e muito bem preparadas para o auxiliar a ser a melhor pessoa que você pode ser.
Pode também adquirir o nosso ebook grátis! sobre as 5 formas de aumentar a sua auto estima
REFERÊNCIAS
Revisto por: Drª Sandra Correia – Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Ribeiro, P. J. (2013). Psicoterapia: Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Summus Editorial.
Gonçalves, M. (2002). Psicoterapia: uma arte retórica? contributos das terapias narrativas.
Seja o primeiro a comentar!