EFT – Tapping: O que é, História, Ciência, Efeitos, a quem se destina

EFT - Tapping

EFT – Tapping

EFT ou Tapping é um grande aliado para quem sofre de ansiedade e de outros problemas psíquicos e emocionais. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse método, compreendendo a origem e a história dele. Além disso, conhecerá os benefícios e os efeitos desta terapia.

É uma terapia baseada no toque e inspirada na acupunctura que oferece libertação emocional e tratamento para diversos tipos de doenças e problemas. Os pontos estimulados com o toque, são pontos essenciais para a libertação de bloqueios e para a cura de traumas.

A EFT, é uma grande aliada no combate ao stress e no tratamento contra a depressão.

O Dr. Eric Robins, médico e praticante de EFT Tapping, confirma que 85% das doenças são de origem emocional.

A EFT é uma aliada para o tratamento dessas doenças e dos transtornos que atingem tantas pessoas.

Essa técnica pode ajudar pessoas que não sabem lidar com emoções e não conseguem gerir os sentimentos de forma eficiente. É um procedimento que pode ser acompanhado por um terapeuta.

Além disso, é uma alternativa para pessoas que passaram por momentos de crise, que vivenciaram uma experiência traumática ou sentiram uma grande mágoa.

A prática pode ajudar essas pessoas a lidarem com esses traumas, libertando os bloqueios emocionais causados por eles.

Esse artigo é fundamental para quem está à procura de alternativas para curas energéticas, emocionais e físicas. Essa técnica de libertação ganhou espaço e pode ser uma chance para quem se interessa por acupunctura, mas não lida muito bem com as agulhas.

O que é EFT Tapping?

EFT, sigla de Emotional Freedom Techniques,  é um procedimento voltado para a cura emocional, física e espiritual. Por outras palavras, é uma técnica de libertação emocional.

De acordo com esta técnica, independente do problema ou fase que você esteja a passar, há sempre uma questão emocional não resolvida ligada a ele.

Os terapeutas de EFT Tapping sabem que a limpeza de energias e a resolução de problemas emocionais levarão você a uma vida mais liberta e em paz.

Segundo Gary Craig, “…a EFT apoia-se na ideia de que os problemas emocionais estão directamente ligados aos distúrbios e bloqueios do sistema de meridianos da acupunctura.”

Dessa maneira, a EFT trabalha a estimulação hemisférica bilateral, através do reprocessamento ocular, afirmações positivas e outras abordagens cognitivas, com a estimulação manual somática de certos pontos e meridianos específicos de acupunctura, encontrados na superfície da pele, principalmente localizados no tronco superior.

O procedimento tem como objectivo, neutralizar os bloqueios emocionais, através do toque, nos pontos utilizados pela acupunctura ao mesmo tempo em que faz o paciente reflectir sobre o problema.

A EFT permite que essas libertações de emoções disfuncionais aconteçam em pouco tempo, reestruturando comportamentos. Essa reestruturação cognitiva acontece na Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

A alteração nas emoções refere-se a emoções irracionais que podem prejudicar a vida das pessoas. O procedimento mantém as emoções naturais saudáveis.

O Tapping é considerado Psicologia Energética, por produzir essas alterações na actividade elétrica do corpo e do cérebro. Algumas correntes referem-se à EFT como uma acupunctura emocional sem agulhas.

É considerado um método revolucionário que consegue unir a Psicologia e as Neurociencias à acupunctura.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

A história do EFT Tapping

A EFT Tapping foi desenvolvida por Gary Craig, após diversos métodos e estudos que o antecederam.

A origem do procedimento vem da Medicina Chinesa, especialmente da acupunctura, há mais de 4000 anos.

Inicialmente, a acupunctura tratava apenas sintomas físicos. Em meados do século XX, foram descobertos benefícios psicológicos para quem fazia o tratamento. Foi o surgimento da acupunctura emocional.

Na década de 60, Dr. Goodheart desenvolveu um método chamado de Cinesiologia Aplicada. Nesse método, ele substituiu as agulhas por pressões dos dedos em pontos meridianos da acupunctura.

Com isso, ele descobriu que a força dos músculos muda de acordo com pensamentos positivos ou negativos.

Na década de 70, um psiquiatra australiano, John Diamond, criou um sistema chamado Cinesiologia Comportamental. O método utilizava afirmações positivas enquanto os pontos meridianos da acupunctura eram pressionados. Assim, a Psicologia Energética teve o seu início.

A Psicologia Energética é a base para o desenvolvimento da EFT Tapping.

Na década de 80, Dr. Callahen, um psicólogo americano, desenvolveu, baseando-se nos estudos de Diamond, um protocolo de aplicação nos pontos energéticos, criando a técnica chamada TFT (Thought Field Therapy), em português, Terapia do Campo do Pensamento).

Essa terapia desenvolveu diversas sequências de aplicação para cada patologia específica.

No entanto, o método era bastante complexo para ser aplicado e exigia experiência em sua realização.

A partir daí, na década de 90, Gary Craig simplificou o método e desenvolveu um algoritmo de aplicação simples e acessível.

Dessa maneira, nasceu a EFT Tapping, a terapia que utiliza pressão em pontos meridianos da acupunctura para liberar bloqueios emocionais.

Evidências Científicas da EFT Tapping

Infografico Tapping

Infografico Tapping

Diversos estudos sobre a eficiência do método EFT Tapping já foram realizados e publicados. Existem pesquisas e artigos sobre a EFT em mais de 10 países, realizadas por mais de 60 pesquisadores.

Esses estudos têm comprovado que o procedimento é eficiente no tratamento de ansiedade, fobias, stress, dores e muito mais. Essas pesquisas mostram que a estimulação dos pontos meridianos reduz drasticamente reacções de fuga ou luta em situações de stress.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que durante a sessão de acupunctura, os estímulos em determinados pontos meridianos diminuem a actividade da amígdala cerebral. E, os toques de pressão com os dedos nesses pontos também o fazem.

Um estudo realizado por Dr. Dawson Church comprovou que os pacientes que receberam tratamento EFT tiveram uma diminuição significativa no nível de cortisol.

Dessa maneira, a diminuição do cortisol significa uma diminuição no nível de stress e de ansiedade.

Dr. Feinstein realizou um estudo para a APA (American Psychological Association) comprovando que o Tapping pode contribuir para o aumento da serotonina, diminuindo o stress.

O artigo publicado por Dione Lorena Tinti,  Milene Zanoni da Silva Vosgerau,Denise Cristina Kluge, chamado “Resolução alternativa de conflitos”, comprova que o método EFT Tapping possibilita que os pacientes livrem-se de problemas emocionais e tenham autonomia para tomar decisões “sem cair na reprodução social”.

Como podemos ver, as pesquisas demonstram que o EFT tem sido bem sucedido, trazendo uma sensação de paz e alívio imediato, libertando emoções e curando espiritual, física e emocionalmente.

Mecanismos de Acção

Tapping

Tapping

Os mecanismos de acção envolvidos na EFT Tapping ainda não são totalmente conhecidos. Alguns estudos mostram que o protocolo terapêutico desse procedimento passa pelos mecanismos da mente racional e enviam sinais para a mente emocional, desactivando as respostas imediatas de fuga.

O Tapping actua através do toque. Ele responde a sentimentos negativos no local em que esses se manifestam. Utiliza a experiência corporal para lidar com esses sentimentos.

O procedimento actua directamente no cérebro emocional. Significa que quando sentimos alguma emoção negativa, como o medo, a tristeza e a ansiedade, quando tocamos em determinado ponto, os pontos meridianos da acupunctura, é possível que esse sentimento seja aliviado.

Dessa maneira, o procedimento é um método de energia psico-corporal que oferece relaxamento, alívio e diminuição do stress.

A técnica restabelece o equilíbrio em situações de bloqueio.

Isso acontece porque o corpo começa a produzir substâncias ligadas ao stress, gerando uma reacção de fuga ou luta.

Ao pressionar os pontos meridianos, o EFT interrompe essa fuga ou luta. A pressão nesses pontos aliada ao pensamento alteram a resposta do sistema límbico, diminuindo a sensação de tristeza e ameaça.

O EFT Tapping não descarta as reacções de fuga e luta em situações de ameaças reais. Ele ameniza as situações corriqueiras que podem gerar stress e ansiedade, mantendo as emoções que nos protegem dos perigos.

Já na parte física, o procedimento consegue aliviar dores. Pois, um corpo são é reflexo de uma mente sã. E ao controlar os seus sentimentos e desbloquear emoções, você consegue seguir um caminho para uma mente sã, partindo para a cura física.

Conclui-se que o procedimento actua de dentro para fora, em um processo de libertação emocional que traz benefícios para o exterior. Primeiro, você cura o seu interior e o seu corpo reage de uma forma positiva.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Efeitos

EFT - Libertação Emocional

EFT – Libertação Emocional

O procedimento EFT Tapping raramente traz efeitos colaterais, ele traz mais efeitos positivos do que negativos.

São raros os registos de efeitos negativos ao realizar o procedimento. Mas, vale lembrar que se existir uma grande bagagem emocional e problemas mais profundos, tenha cuidado e esteja sempre acompanhado de um profissional.

Os efeitos, como falamos acima, podem ser divididos em positivos e negativos. Alguns sintomas podem ser físicos ou emocionais.

Saiba quais são os efeitos positivos do EFT Tapping:

  • Alívio imediato
  • Melhora na auto-estima
  • Melhora na autoconfiança
  • Alívio nas dores físicas
  • Alegria espontânea
  • Risos
  • Controle da respiração
  • Através do tapping, você estará mais relaxado.

Agora, conheça os efeitos negativos:

  • Sono
  • Sede
  • Zumbidos
  • Bocejos
  • Arrotos
  • Nó na garganta.

Esses sintomas são raros e variam para cada pessoa. Muitos não experimentam efeitos colaterais.

Segundo alguns especialistas na área do EFT, alguns sintomas são absorvidos através de sintonia com outras pessoas. Você pode apenas estar absorvendo as energias de terceiros.

É importante salientar que experiência e acompanhamento terapêutico profissional são fundamentais para resultados mais eficientes.

Os efeitos do EFT Tapping podem gerar um certo receio para a realização do procedimento. Mas, o estudo sobre o método e a prática podem fazer a diferença para tornar a experiência tranquila e bem sucedida.

Esses efeitos acontecem, segundo alguns profissionais, porque há uma limpeza energética emocional e física. É um procedimento intenso e que envolve problemas emocionais mal resolvidos. São normais, apesar de raros, e, em algumas sessões tendem a desaparecer.

Os efeitos são raros e não são graves. Geralmente, eles são rápidos e desaparecem com o passar das sessões.

Persista e conheça mais sobre para aprender a lidar com os efeitos colaterais do procedimento. Conhecer o método é o melhor caminho para vivência-lo de forma completa.

A quem se destina o EFT Tapping?

Infografico EFT Tapping

Infografico EFT Tapping

O EFT Tapping destina-se a diversas situações dos campos psíquico e físico. Além disso, também pode contribuir positivamente para pessoas que procuram desenvolvimento pessoal.

Saiba mais sobre quem deve receber o procedimento.

No campo psíquico:

  • Pessoas que desejam parar de fumar;
  • Depressão;
  • stress crónico;
  • Fobias crónicas;
  • Pânico;
  • Procrastinação;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo;
  • Transtorno Pós-Traumático;
  • Transtornos Psico-Sexuais;
  • Transtornos Alimentares;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Doenças Psicossomáticas;
  • Hiperatividade;
  • Insónia;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Equilibrar o fluxo de energia;
  • Pessoas que possuem medo de falar em público;
  • Acabar com vícios;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Problemas de memória.

No campo físico:

  • Melhoria na diabetes;
  • Dores físicas;
  • Alergias;
  • Hipertensão;
  • Tonturas;
  • Enxaqueca.

No desenvolvimento pessoal:

  • Problemas financeiros;
  • Problemas nos relacionamentos;
  • Falta de autoconfiança;
  • Problemas de auto-estima;
  • Solidão;
  • Desenvolvimento da intuição;
  • Trabalhando as emoções negativas;
  • Desenvolvimento da paz interior;
  • Ajudar na tomada de decisões certas.

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

O Tapping costuma trazer resultados rápidos e resolver alguns problemas de forma eficiente num tempo reduzido.

Porém, é importante lembrar que se você está à procura de tratar alguma doença física, não é necessário reduzir ou cortar o uso dos medicamentos indicados pelo seu médico.

Como vimos, é uma técnica de cura e de libertação emocional, onde o beneficiado irá passar por um desbloqueio de crenças limitantes e aprenderá a lidar com problemas mais complexos.

É uma técnica inspirada no toque dos dedos em áreas importantes do corpo que influenciam directamente nos sintomas de algumas doenças e problemas emocionais.

A EFT Tapping pode ser uma grande oportunidade para você se libertar de emoções que estavam presas à muitos anos.

Para marcar consulta entre em contacto connosco.

Também temos sessões de, Consultas de Psicologia, Psicoterapia, Hipnoterapia, Regressão e Coaching.

Aquira o nosso ebook grátis! sobre as 5 formas de aumentar a sua auto estima

Conheça alguns pontos energéticos do EFT Tapping pontos de eft

REFERÊNCIAS

Revisto por: Drª Sandra Correia – Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

DL Tinti, MZ da Silva Vosgerau, DC Kluge. (2012). Resolução alternativa de conflitos: estratégia curricular para a formação integral do ser. Revista Electrónica Interdisciplinar .

Ross, Gina. (2014). Do trauma à cura: Um guia para você. Gina Ross tradução Marilu A. dos Reis –  1ª ed. – São Paulo: Hummus, .

Sobre o autor | Website

Insira aqui o seu email para receber o Ebook Grátis- 5 Formas de Aumentar a Auto Estima

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!